Entenda o que é o CDI e por que ele vale mais do que a poupança

Antes de entender o que é o CDI e como investir nele é preciso conhecer outros conceitos de renda fixa que o mercado nos oferece. Para uma que está começando a aprender os termos técnicos do mercado financeiro esse tema é fundamental.

Este artigo irá te fornecer o conhecimento sobre o CDI e vamos ensinar como escolher bons investimentos com base no valor do CDI. Leia-o com atenção, pois depois desse artigo você nunca mais vai se confundir com esse termo tão comum do mercado. Saiba mais!

O que é CDI?

O significado da sigla CDI é Certificado de Depósito Interbancário (também conhecido como Certificado de Depósito Interfinanceiro). O CDI é um título privado utilizado como garantia nos empréstimos que os bancos e outras instituições financeiras realizam entre si.

Os grandes bancos têm como um dos seus propósitos o lucro por meio do empréstimo de dinheiro. Porém você também pode emprestar dinheiro para o banco para ele poder usar o seu dinheiro para emprestar para os seus clientes, te remunerando assim com parte dos juros cobrados dos clientes do banco.

A mesma lógica acontece com os bancos entre si, pois pode acontecer de um banco precisar de mais dinheiro para emprestar para os seus clientes, recorrendo assim aos outros bancos, cobrando uma taxa, que é a taxa de CDI. Ou seja, o CDI é a taxa de juros que os bancos cobram entre si para emprestar dinheiro um ao outro.

A taxa CDI, ou taxa DI, como também é conhecida, possui a característica de um título comum. No entanto, a negociação é feita apenas de banco para banco. O CDI funciona no mercado interbancário para fechar o caixa do dia no positivo.

O que significa retorno de 130% do CDI?

Se alguém já te ofereceu um investimento que o retorno é de 130% do CDI, isso significa que determinado investimento (que pode ser CDB, LCI, LCA, Tesouro direto, etc.) está rendendo acima da média do mercado.

O CDI é simplesmente uma taxa de referência, se o CDI estiver em 10% e você aplicar o seu dinheiro conseguindo em um investimento com 130% de retorno sobre o CDI, então o seu retorno sobre o investimento será de 13% ao ano. Esse seria um investimento considerado bom, pois está acima da média do mercado para renda fixa.

Caso o retorno do investimento fosse de 8% ao ano, isso significaria que você está investindo mal, abaixo do índice de referência. Desse modo conseguimos saber que um investimento de 8% é um investimento ruim e um investimento de 13% é um bom investimento.

Tendo o CDI como referência, não importa mais a rentabilidade bruta de um investimento, só importa o quanto por cento do CDI que o investimento gera.

Por esse motivo o tesouro direto é um dos melhores investimentos de renda fixa que existe, pois é um investimento muito seguro e que paga quase 100% do CDI. O CDI deve ser utilizado como uma taxa de referência em análise de investimentos de renda fixa e renda variável.

Certificado de Depósito Interbancário

Conclusão

As pessoas físicas não podem investir diretamente no CDI. Mas mesmo que você não invista, saber sobre o CDI é importante pois influência na taxas e opções de empréstimos que as instituições financeiras oferecem para os seus clientes.

Existe normas brasileiras que determina que o CDI e a Selic sejam equiparados, impactando assim a situação econômica e a restrição ao crédito das pessoas. Dessa forma, os empréstimos podem ocorrer com muito mais frequência e maior volume.

O CDI é usado principalmente para as aplicações pós-fixadas (aplicações que seguem o CDI). As aplicações pós-fixadas no CDI não terão um retorno fixo em termos percentuais, porém o retorno será fixo em relação ao acordado com o CDI.

Por isso, sempre busque um investimento com um retorno acima do CDI. É isso que você tem que buscar na sua carteira de investimentos. Deixe o seu comentário abaixo, queremos saber a sua opinião com relação ao artigo. Compartilhe esse artigo, pois acredito que a maioria dos seus amigos não sabe o que é o CDI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.