O que é CDB e qual o rendimento desse investimento de renda fixa
Essa sigla CDB (Certificado de Depósito Bancário) é muito desconhecida por grande parte da população brasileira. Esse importante investimento será detalhado nesse artigo e você vai entender por que esse é um dos melhores investimentos de renda fixa que existe hoje no Brasil.
O que é CDB?
O significado da sigla é Certificado de Depósito Bancário. Esse certificado é um contrato de empréstimo que você faz a um banco. Sim, você pode emprestar dinheiro para os bancos como uma pessoa física, e isso não é muito divulgado entre a população.
O dinheiro que você empresta ao banco é utilizado pelo banco em suas funções empresarias e para o banco realizar outros investimentos mais lucrativos do que o rendimento gerado pelo CDB. Dessa forma, o banco irá colocar o seu dinheiro à disposição de outras pessoas queiram utilizá-lo, cobrando uma taxa maior e gerenciando assim uma carteira de investimentos com o seu dinheiro.
Mas por que eu emprestaria o meu dinheiro ao banco?
Porque esse empréstimo acaba se tornando um investimento de retorno previsível e um risco relativamente baixo, risco somente de perder o dinheiro caso o quebre e não tenha condições de honrar as suas dívidas com os seus credores (investidores).
O CDB é investimento com o rendimento muito próximo ao CDI, tendo o valor variável com relação ao CDI. O valor da taxa do CDI costuma acompanhar a taxa SELIC, portanto, tanto a taxa de juros do CDI quando a taxa de juros do CDB possui um valor próximo à taxa SELIC.
Qual a diferença de investir no CDB e investir em uma caderneta de poupança?
A poupança também é um empréstimo que você faz ao banco, com um contrato específico em que grande parte dos recursos são direcionados especificamente para financiamento imobiliário, mas que tem basicamente a mesma função do CDB, que é gerar juros para que aporta o dinheiro.
Em termos de segurança, temos praticamente a mesma segurança de recebimento no CDB quando na poupança, pois o CDB possui a segurança do fundo garantidor de crédito (FGC), com limite de até 250 mil reais por CPF.
Em termos de rentabilidade, temos uma maior diferença. A poupança possui uma regra muito clara, que dia que o rendimento da poupança é de exatamente 70% da taxa SELIC, por isso o rendimento é normalmente muito baixo. Se o rendimento do CDB for igual o CDI, então teremos um rendimento de 100% da taxa SELIC, pois o rendimento do CDI é praticamente o mesmo da taxa SELIC.
A poupança tem a regra que o rendimento somente acontece depois de completar “aniversário”, ou seja, o rendimento da poupança somente acontece depois de completar 30 dias na caderneta de poupança, qualquer dia antes que você sacar o dinheiro da caderneta de poupança você não terá direito a nenhum rendimento. Dessa forma a poupança penaliza quem precisa do dinheiro a curto prazo.
O CDB possui liquidez diária, ou seja, possui rendimento diário a depender do tipo de CDB contratado. Normalmente os CDBs com menor rendimento são os que possuem maior liquidez nos rendimentos.
Imposto de Renda
A poupança é isenta de Imposto de Renda e o rendimento do CDB possui incidência do Imposto de Renda, seguindo a tabela regressiva da receita federal. Mesmo com essa incidência de Imposto de Renda, fazendo as contas, conseguimos perceber que mesmo assim o CDB possui um rendimento muito maior do que a poupança, principalmente se a gente aplica pensando no longo prazo, pois o Imposto de Renda possui um cálculo regressivo.
Com esse conhecimento desse artigo você será capaz de fazer melhores escolhas de investimentos para o seu dinheiro. Não se esqueça de compartilhar para os seus amigos e nas suas redes sociais esse artigo. O conhecimento financeiro liberta! Educação financeira não é sobre aprender a ficar rico, mas sim não ser vítima do sistema financeiro.